Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Julho-Setembro 2020 - Volume 4  - Número 3


CARTA AO EDITOR

Prof. Dr. Charles Reed

Mario Geller


DOI: 10.5935/2526-5393.20200057


Endereço para correspondência:

Mario Geller
Clínica Geller de Alergia e Imunologia
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
E-mail: drmariogeller@gmail.com




 

Prezado Editor,

O mundo da Alergia e Imunologia acaba de perder um dos seus mais importantes ícones da pesquisa, inovação, vida acadêmica, valorização da especialidade, treinamento de fellows com ampla repercussão científica internacional, e contribuição para a melhor compreensão de como melhor diagnosticar e tratar os seus pacientes.

O Dr. Reed nasceu no estado de Oregon, EUA, e iniciou a sua brilhante carreira científica em New York trabalhando no Hospital Roosvelt. Teve experiência de pesquisa com o Dr. Robert Good, o que motivou o seu interesse pela nascente e emocionante especialidade da Alergia e Imunologia.

O Dr. Reed estabeleceu, em 1962, o Departamento de Alergia e Imunologia na Uniiversidade de Wisconsin, Madison, e treinou os seus fellows por 16 anos antes de se mudar para a Mayo Clinic. Tive o privilégio de conhecê-lo durante os 5 anos da minha pós-graduação na Universidade de Wisconsin. Fui seu fellow em Alergia e Imunologia de 1976 a 1978, tendo o Dr. William Busse como o seu virtuoso maestro. Publicou 170 trabalhos científicos, e foi o pai do teste de broncoprovocação com mecolil para diagnóstico da hiper-responsividade brônquica da asma, do Farmer's Lung (pneumonite de hipersensibilidade pelo Thermophilic actinomyces), e inúmeras e importantes contribuições na asma e viroses, doenças alérgicas IgE-mediadas, rinossinusites crônicas e imunopatias em geral.

Ele foi o organizador do American Board of Allergy and Immunology em 1971.Eleito Presidente da AAAAI em 1973. Em 1976 exerceu com brilhantismo a posição de Editor-Chefe do Journal of Allergy and Clinical Immunology. Em 1978 foi um dos autores da bíblia da especialidade: "Allergy: Principles and Practice". Em 1980 recebeu a AAAAI Distinguished Service Award. Foi frequentemente homenageado internacionalmente, e participou em 1978, como palestrante principal, no Congresso Anual da ASBAI em Belo Horizonte.

Era muito humano com os seus pares e pacientes, possuidor de vasto conhecimento e criatividade, porém sempre humilde e cortês. Um verdadeiro gentleman.

Deixou raízes que como uma árvore frondosa com inúmeros galhos, ainda hoje dão frutos maravilhosos.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações